
Aluno
Dúvida
Geografia - Introdução ao Pensamento Geográfico
Estudar o interior da Terra é uma tarefa um tanto quanto difícil, já que o homem ainda não conseguiu desenvolver instrumentos capazes de vencer as altíssimas pressões e temperaturas presentes nessa região. Como o estudo in loco não é possível, foram desenvolvidos métodos diretos e indiretos. Os métodos diretos correspondem a investigações que envolvem a observação de diferentes materiais e processos geológicos, e os indiretos baseiam-se na obtenção de dados oriundos de zonas de acesso impossível, a partir da utilização de tecnologias variadas e ainda da realização de cálculos matemáticos. O tipo de método e sua aplicação estão adequadamente indicados em:
A) Método direto: baseia-se no estudo e na interpretação da propagação das ondas sísmicas, cujo comportamento no interior da Terra varia de acordo com a estrutura da zona que é atravessada.
B) Método direto: baseia-se no estudo de meteoritos, cuja composição pode fornecer informações sobre o material constituinte do interior da Terra, já que os cientistas acreditam que todo o nosso Sistema Solar tem uma origem comum.
C) Método indireto: corresponde à execução de sondagens que realizam grandes perfurações, onde são utilizados equipamentos com pontos de fusão muito elevados, com o intuito de perfurar as maiores profundidades possíveis.
D) Método indireto: corresponde à observação de afloramentos na superfície da Terra, embora essa ação possa fornecer alguns dados quanto à constituição interna da Terra, estes são bastante limitados, já que os afloramentos, por serem superficiais, oferecem poucas informações aos estudos.
E) Método indireto: baseia-se no estudo do material expelido pelas erupções vulcânicas, os quais podem ter sido formados a muitos quilômetros de profundidade no interior da crosta e, portanto, podem oferecer informações valiosas sobre o interior da Terra.
alguém me explica, porque o gabarito dessa questão é letra "a"