Explicaê
avatar

Aluno

Dúvida

Biologia - Embriologia

Os anexos embrionários são derivados dos folhetos germinativos, sofrem atrofia à medida que o embrião se desenvolve e são expelidos ao nascimento. Analise as assertivas e assinale a(s) correta(s).

 

I. O saco vitelino se forma a partir da junção do endoderma e da esplancnopleura e funciona como reservatório de nutrientes para o embrião. O desenvolvimento em mamíferos é escasso e se trata de um resquício evolutivo.

II. A cavidade amniótica é preenchida pelo líquido amniótico que protege o embrião contra a perda de água e, ainda, evita ação deletéria de traumas mecânicos.

III. O cório é uma membrana que envolve os anexos embrionários e contribui para a fixação do embrião à parede do útero.

IV. O cordão umbilical é uma estrutura laminar que conecta a parede do útero ao embrião permitindo a junção do sangue deste ao sangue materno.

V. A placenta apresenta uma porção fetal e outra materna e tem função de prover comunicação nutricional entre mãe e filho.

 

O número de assertivas correta(s) é:

A)

1.

B)

2.

C)

3.

D)

4.

E)5

A esplancopleura já não é a junção de endoderme + mesoderme? Como é que vc vai juntar endoderme+ mesorderme+endoderme ?

Nanda dos memes - Chorando pq to gorda // comendo pra me... | Facebook

GAB: D

"Comentário: Analisando cada item: Item I: verdadeiro. O saco ou vesícula vitelínica tem origem na esplacnopleura, tendo a propriedade de acumular e digerir o vitelo para nutrir o embrião durante o período de desenvolvimento. Como mamíferos placentários têm nutrição a partir da placenta, neles o saco vitelínico é vestigial. Item II: verdadeiro. O âmnio ou bolsa amniótica origina-se da somatopleura e envolve o embrião, delimitando uma cavidade cheia de líquido amniótico. Suas funções são proteger o embrião de choques mecânicos e fornecer ao embrião o meio líquido de que necessita para seu desenvolvimento em ambiente terrestre. Item III: verdadeiro. O córion ou serosa é formado somatopleura e se constitui numa membrana altamente vascularizada que envolve não apenas o embrião, mas também todos os demais anexos, sendo responsável pelas trocas gasosas entre o embrião e o meio. Nos mamíferos placentários, a placenta é formada pela interação entre a mucosa uterina da mãe e os anexos embrionários córion e alantoide. Item IV: falso. O cordão umbilical é uma estrutura alongada que conecta a parede do útero materno ao embrião, possibilitando sua nutrição, excreção e respiração, mas não permitindo a junção do sangue deste ao sangue materno, uma vez que só permite a passagem de plasma, e não de células sanguíneas. Item V: verdadeiro. Como mencionado anteriormente, nos mamíferos placentários, a placenta é formada pela interação entre a mucosa uterina (de origem materna) e os anexos embrionários córion e alantoide (de origem embrionária)."