
Aluno
Dúvida
História - Brasil
Questão 01 Até Quando Esperar (Plebe Rude) Não é nossa culpa nascemos já com uma bênção Mas isso não é desculpa pela má distribuição Com tanta riqueza por aí, onde é que está Cadê sua fração? E cadê a esmola que nós damos Sem perceber? Que aquele abençoado Poderia ter sido você (...) Posso vigiar teu carro, te pedir trocados, Engraxar seus sapatos? Com tanta riqueza por aí, onde é que está Cadê sua fração? Joel Gutje e Philippe Seabra Disponível em: www.letras.mus.br/plebe-rude No Brasil da década de 1980, houve uma explosão do rock nacional, partindo principalmente de Brasília, e cujas letras das músicas apresentavam grande conteúdo de crítica social. A Plebe Rude foi uma das mais destacadas bandas de rock e a letra da música “Até Quando Esperar” enquadra-se nesse movimento contestatório. A partir das informações presentes na letra da música, identifique uma das críticas ao quadro econômico-social do Brasil da década de 1980. A seguir, explique-a historicamente. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2018 - DOCV/UEMA 2° Etapa – 26/11/17 das 13 às 18h Questão 02 - As imagens abaixo retratam dois acontecimentos de grande relevância para a História Mundial contemporânea: o movimento militar que destituiu Salvador Allende, presidente chileno democraticamente eleito, e o ataque a um dos mais representativos símbolos da opulência norte-americana, as Torres Gêmeas, em Nova York. Apesar da importância dos dois acontecimentos, o 11 de setembro chileno é silenciado diante do 11 de setembro norte-americano. 11 de Setembro de 1973 no Chile 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos Disponível em: veja.abril.com.br/mundo Disponível em: www.m.vermelho.org.br Apresente um elemento histórico que justifique o fato de ser o golpe chileno muito menos lembrado do que o atentado às Torres Gêmeas. A seguir, explique esse elemento histórico. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2018 - DOCV/UEMA 2° Etapa – 26/11/17 das 13 às 18h Questão 03 - Analise as imagens a seguir. Imagem I Imagem II Disponível em: www.marciobaraldi.com.br As duas imagens representam alguns dos mais significativos problemas do Brasil atual, tanto em seu mundo rural quanto nas áreas urbanas. Da análise das duas imagens, explique por que a leitura das duas, em conjunto, pode ser considerada como um retrato do Brasil de hoje. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Questão 04 - O século V a.C. em Atenas é conhecido como “o século de Péricles”, singularizado pela consolidação da democracia ateniense. O conceito de democracia, cujas origens podem ser localizadas na Grécia Antiga, foi assumindo distintos significados ao longo do tempo. Trecho do Discurso de Péricles "Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos"; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em qualquer setor), não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição. Conduzimo-nos liberalmente em nossa vida pública, e não observamos com uma curiosidade suspicaz a vida privada de nossos concidadãos, pois não nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovação que, embora inócuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convívio privado, em nossa vida pública nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos às autoridades e às leis, especialmente àquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e às que, embora não escritas, trazem aos transgressores uma desonra visível a todos” (Tucídides, “História da Guerra do Peloponeso”, Livro II, 34) Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2018 - DOCV/UEMA 2° Etapa – 26/11/17 das 13 às 18h Tomando como referência o discurso de Péricles, apresente uma característica da democracia ateniense. A seguir, compare-a com o significado atual de democracia nos países ocidentais. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Questão 05 - Ao longo do século XVI, a Europa Ocidental foi marcada por profundas transformações em vários níveis. Na política, consolidou-se o absolutismo; na economia, fortaleceram-se as práticas mercantilistas; na cultura, explodiu o movimento renascentista. Nem mesmo a dimensão religiosa ficou excluída desse profundo processo de transformação. Na Alemanha, na França e na Inglaterra, por exemplo, movimentos que se opunham à Igreja Católica assumiram grandes proporções, sendo caracterizados como os responsáveis pela quebra da unidade religiosa da Europa Ocidental. Apesar de suas características próprias, as profundas críticas à Igreja Católica os unificavam. Em função da importância das lideranças dos projetos reformistas, a) cite dois dos principais líderes da Reforma Protestante. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ b) identifique uma das propostas defendidas pelo movimento reformista. A seguir, explique-a. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2018 - DOCV/UEMA 2° Etapa – 26/11/17 das 13 às 18h Questão 06 - O transporte dos africanos traficados para a América deu-se por meio dos chamados “navios negreiros”. A gravura representa o interior de um desses navios, com a provável distribuição dos africanos durante a travessia do Oceano Atlântico. Interior de um Navio Negreiro retratado em uma gravura de Charles de Lasteyrie, inglês do século XIX Instituto Brasileiro da USP, São Paulo Explique o uso dessa gravura, pelos abolicionistas, na Inglaterra do século XIX, com vistas à sensibilização da população e dos governantes para a questão da escravidão.
ajuda!